MANAUS – Dos 222 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Amazonas voltados aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, 96% já estão ocupados.
A informação é da secretária estadual de Saúde (Susam), Simone Papaiz, que foi repassada nesta quinta-feira (23) a deputados federais durante reunião remota para tratar da situação do Estado em meio à pandemia de coronavírus.
No total, são 668 leitos voltados apenas para o tratamento de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19. Destes, além dos 222 de UTI, há outros 446 leitos clínicos (com 85% de ocupação), segundo a secretária.
Simone voltou a reforçar sobre a necessidade do Estado conseguir adquirir equipamentos e Recursos Humanos para, assim, aumentar o número de leitos nos dois hospitais de referências, Delphina Aziz e Nilton Lins, desafogando as unidades de urgência e emergência.
“A compra dos respiradores é o nosso maior desafio. Nós só vamos conseguir chegar a um número total de leitos (necessários para atender a demanda), à medida que nós conseguirmos fazer a aquisição desses equipamentos”.
A secretária disse que projeção estabelecida pela Susam é da necessidade de compra de 500 a 800 respiradores, com base nos números de habitantes do Estado e a porcentagem prevista pelas autoridades sanitárias de pessoas que vão contrair a doença.
Aos parlamentares, Simone voltou a falar sobre a necessidade da obtenção de médicos intensivistas para que as UTIs possam ser abertas nas unidades de referência e sobre o pedido feito ao Ministério da Saúde para a abertura de um hospital de campanha com 400 leitos.