MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou na tarde desta terça-feira, 3, que o pagamento da parcela de setembro do Auxílio Estadual será antecipado para esta sexta-feira (6). A medida, segundo o governador, é um mecanismo para reduzir os impactos da estiagem severa para os amazonenses.
“Você que é beneficiário, beneficiária, do auxílio estadual permanente, nós estamos adiantando para esse sexta-feira (6 de outubro) o pagamento (do auxílio) para ajudar os nossos irmãos que estão sendo atingidos, neste momento, pela estiagem”, disse o governador.
Até às 14h, desta terça, havia 24 municípios em situação de emergência, 34 cidades de alerta, 2 em atenção e 2 em normalidade.
Auxílio Estadual
O programa do Governo do Amazonas é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
O benefício é creditado sempre no dia 15 de cada mês. O programa foi criado pelo governador Wilson Lima e é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Pelo menos 300 mil famílias amazonenses recebem o benefício, que assegura crédito de R$ 150 mensais.
O Auxílio Estadual Permanente é considerado o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas e garante segurança alimentar da população em situação de pobreza e extrema pobreza. Além de assegurar a dignidade de quem mais precisa, o programa impulsiona o aquecimento econômico.
O programa foi criado como uma resposta do Governo do Estado aos impactos sociais trazidos pela pandemia para as famílias que perderam emprego e renda.
O Auxílio Estadual permanente garante mensalmente o recurso para a compra de uma cesta básica, ao mesmo tempo em que incrementa a economia dos 62 municípios.