MANAUS – Em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher (8 de Março), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que o pagamento da parcela de março do Auxílio Estadual Permanente será antecipado para esta quarta-feira (08/03). O programa do Governo do Amazonas é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
A iniciativa, segundo o governo, é uma forma de valorizar principalmente famílias chefiadas por mulheres que recebem o benefício no Amazonas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) apontam que a maioria das famílias em situação de extrema pobreza, sustentadas por apenas uma pessoa, são chefiadas por mulheres.
“Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, antecipamos o pagamento do Auxílio Estadual de março. Isso porque, por recomendação minha, elas são a maioria dos beneficiários do programa. No nosso governo, de cada 10 servidores, seis são mulheres. Isso mostra a força e a competência de vocês, que estão – cada vez mais – conquistando um merecido espaço de liderança”, destacou o governador.
Essa é a terceira parcela do auxílio a ser paga em 2023. O benefício é creditado sempre no dia 15 de cada mês. O programa foi criado pelo governador Wilson Lima e é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Pelo menos 300 mil famílias amazonenses recebem o benefício, que assegura crédito de R$ 150 mensais.
O Auxílio Estadual Permanente é considerado o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas e garante segurança alimentar da população em situação de pobreza e extrema pobreza. Além de assegurar a dignidade de quem mais precisa, o programa impulsiona o aquecimento econômico.
O programa foi criado como uma resposta do Governo do Estado aos impactos sociais trazidos pela pandemia para as famílias que perderam emprego e renda. O Auxílio Estadual permanente garante mensalmente o recurso para a compra de uma cesta básica, ao mesmo tempo em que incrementa a economia dos 62 municípios.