Da Redação |
Pacientes que aguardam por consultas e exames na rede pública de saúde do Amazonas vão receber mensagens via WhatsApp para confirmar seus atendimentos. A iniciativa faz parte do programa Saúde AM Digital, lançado pelo governador Wilson Lima (UB), nesta segunda-feira, 17, e tem como objetivo reduzir o tempo de espera e o número de faltas aos agendamentos.
O novo sistema, desenvolvido com Inteligência Artificial em parceria com uma empresa do Nordeste e o Google, promete agilizar o processo de confirmação de comparecimento. Os pacientes serão notificados 24 horas antes da data marcada para o exame ou consulta e poderão confirmar presença, cancelar ou até mesmo remarcar o atendimento. Para isso, basta responder à mensagem enviada pelo número (92) 3190-1504, informando CPF, data de nascimento e o nome da mãe.
“O Saúde AM Digital vai trabalhar com esta ferramenta com o objetivo de ampliar a comunicação, trabalhar com inteligência artificial. Então, ele trabalha tanto na comunicação com o usuário, dialogando com o usuário de forma objetiva, conforme foi apresentado, e ele também ao mesmo tempo trabalha garantindo que essa fila (de espera por consultas e exames) seja real, trabalhando a higienização dessa fila a partir do momento em que usuários que já foram atendidos em outra modalidade de serviço ou que não precisam mais desse atendimento, ele não fique no lugar de quem ainda precisa”, disse Wilson em entrevista à imprensa.
Além da confirmação de agendamentos, o serviço também permite que os usuários tirem dúvidas sobre os procedimentos marcados. Para utilizar o recurso, basta enviar a palavra “Olá” para o mesmo número. O atendimento é totalmente gratuito e está disponível para toda a população do estado.
“Hoje, com o sistema que nós estamos lançando aqui, nós vamos ter esse feedback em tempo real do paciente, que nós vamos entrar em contato com o paciente, assim que a consulta dele for marcada para confirmar a data. Se ele quiser reagendar no próprio celular, vai ser possível ser feito isso. Ele também pode cancelar essa consulta ou esse procedimento. Ele vai ser avisado 24 horas antes da realização desse procedimento e aí a gente vai ter uma confirmação se ele vai poder comparecer, por exemplo, a esse exame. Isso vai garantir uma comunicação melhor com o paciente e também com a nossa Central de Regulação. Então isso vai otimizar os atendimentos. Se, de repente, um paciente desiste de ir numa consulta, automaticamente um outro paciente que está à espera daquele procedimento já vai ser encaixado nessa data e isso vai diminuir significativamente o tempo de espera dos pacientes”, detalhou o governador.
O governador Wilson Lima destacou que a ferramenta tem capacidade para realizar até 600 mil atendimentos mensais, o que deve otimizar a gestão da rede pública de saúde. O número de WhatsApp foi disponibilizado pela Meta, empresa responsável pelo aplicativo. A expectativa é que, com a confirmação digital, haja uma melhor distribuição de vagas e um aproveitamento mais eficiente dos recursos disponíveis.
“Nós realizamos entre exames, procedimentos e consultas, algo em torno de 600 mil atendimentos. Então, essa é a capacidade mensal desse sistema que vai estar o tempo todo conversando com esses pacientes”, prometeu o governador.
Alerta para golpes
O governador, durante a entrevista, fez uma alerta para que a população não caia em golpes, reconhecendo o número oficial – (92) 3190-1504 – pela notificação de segurança do Meta.
“Esse é o número oficial, que não vai cobrar nada, não vai solicitar nenhuma outra informação que não seja relacionada com o procedimento na área de saúde que essa pessoa está solicitando do estado”, concluiu.
Transparência e acompanhamento em tempo real
Nesta segunda, 17, o governador Wilson Lima (UB) adiantou que será disponibilizado um portal para que a população e órgãos de controle acompanhem o desempenho do Complexo Hospitalar Sul, formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu, e Complexo Hospitalar Norte, unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluindo o número de procedimentos realizados, tempo de espera e outras informações relevantes.
“A gente tem também um portal ou um serviço que nós vamos colocar à disposição para que a população, os órgãos de controle, acompanhem em tempo real a performance do Complexo Hospitalar Sul e do Complexo Hospitalar Norte. O cidadão poderá entrar, ver quantos procedimentos foi realizado naquele dia, quais as cirurgias mais realizadas, seja de ortopedia, seja de cirurgia-geral, quanto tempo está saindo, por exemplo, um exame, quanto tempo o paciente está esperando, quantos pacientes foram atendidos”, disse Wilson.
“E esse é um trabalho que faz parte desse nosso programa de digitalização para garantir a transparência na na área de saúde, principalmente para os órgãos de controle, para que também pra Assembleia Legislativa, a Câmara de Vereadores, enfim, para que todo pra imprensa, para que todo mundo possa acompanhar em tempo real o que está acontecendo nesses dois complexos hospitalares”, detalhou o governador.