MANAUS – Operador financeiro de muitos políticos no Amazonas, o empresário José Lopes foi um dos presos na quarta-feira (8) durante a operação Ojuara, deflagrada pel Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF).
Segundo a PF, com ações no Amazonas e no Acre, a operação desarticula uma organização criminosa que cometia crimes ambientais, lavagem de dinheiro e corrupção.
Durante as diligências de quarta-feira, foram apreendidas cinco armas de fogo, sendo duas espingardas e três revólveres e munições; um avião monomotor; cinco caminhonetes, onze tratores, 7.480 cabeças de gado, aproximadamente R$ 800 mil em dinheiro, celulares, mídias e documentos diversos.
Foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, oito mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão. Parte dos investigados teve ainda o sequestro de bens e valores decretado pela Justiça. As medidas estão sendo cumpridas pela Polícia Federal em cidades do Amazonas e em Rio Branco (AC).
A operação investiga diversas práticas de crimes e irregularidades administrativas envolvendo servidores da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre – que responde pela fiscalização ambiental em parte dos municípios do Sul do Amazonas, agropecuaristas no Estado do Amazonas, sobretudo nos municípios de Boca do Acre e Lábrea (AM), advogados, policiais militares do Amazonas e outros intermediários.