MANAUS – O Governo do Amazonas vai abrir uma linha de crédito emergencial para as populações afetadas pela cheia dos rios neste ano. Serão distribuídos R$ 20 milhões do Fundo de Promoção Social (FPS), por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O anúncio foi feito no fim da manhã desta segunda-feira (8), durante apresentação do programa de enfrentamento às enchentes à imprensa, na sede do governo, em Manaus, com a presença do governador Wilson Lima (PSC).
Sem a necessidade de apresentar garantias, os interioranos poderão emprestar até R$ 2 mil. A taxa de juros será de 0,5% ao ano. A carência será de 180 dias e até 24 meses para pagar. A previsão é que sejam realizadas 10 mil empréstimos.
A cheia deste ano, segundo o secretário da Defesa Civil do Amazonas, Francisco Máximo, deverá atingir todos as calhas dos rios do Estado até agosto. Já há municípios em estado de emergência nas calhas do Juruá e Purus.
Nesta primeira fase, a cheia deve atingir ainda a calha do Madeira. Posteriormente, as águas devem subir no Médio, Alto e Baixo Amazonas e nas calhas do Rio Negro.
O objetivo do crédito emergencial neste momento de enchentes, segundo o governo, é possibilitar melhores condições de vida às populações em situação de risco, por meio de geração de renda em atividades produtivas financiadas.