MANAUS – O senador Omar Aziz (PSD) ingressou com uma ação na Justiça do Amazonas processando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL).
Na ação, o senador pede que o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja condenado a lhe pagar R$ 44,4 mil por tê-lo chamado de pedófilo, em publicações nas redes sociais.
Em uma das postagens citadas por Omar, Eduardo Bolsonaro escreveu: Netos de Omar pedófilos? Pelo raciocínio de Omar Aziz, se a deputada alemã @beatrix.von.storch é nazista por conta de seu avô, então os netos de Omar seriam pedófilos?”.
A postagem acima foi publicada na conta do Instagram no dia 4 de agosto. Nessa rede social o filho do presidente da República tem 3,4 milhões de seguidores.
Na ocasião, o deputado federal rebatia uma crítica do senador pelo Amazonas a uma reunião do presidente da República com a deputada de extrema direita da Alemanha, Beatrix von Storch.
Beatrix é neta de um ex-ministro das Finanças do regime nazista de Adolf Hitler. A reunião, fora da agenda, recebeu críticas de membros dos partidos de oposição ao governo Bolsonaro.
Para os advogados de Omar, no caso em questão, o filho do presidente afastou-se do regular debate público com o único objetivo de causar “vergonha” e “humilhação” ao senador.
“Conforme se pode observar da mensagem proferida pelo requerido, a qual está acima destacada, realizou-se ofensa gratuita ao requerente e a sua família, com o nítido fim de causar-lhe, vergonha e humilhação”, diz um trecho da petição dos advogados de Omar.
No processo, que tramita na 15ª Vara do Juizado Especial da Justiça amazonense, os advogados de Omar afirmam ainda que Eduardo Bolsonaro é contumaz em denegrir a imagem de pessoas nas redes sociais. E lembram da recente condenação do deputado federal na Justiça de São Paulo, após ter ofendido a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello.
Além da indenização, Omar pede que a Justiça determine a remoção da postagens em todas as contas de redes sociais de Eduardo Bolsonaro.
O senador também pede que a Justiça obrigue o deputado federal a postar uma retração nas mesmas redes sociais.
+Comentadas 1