MANAUS – Durante a votação do requerimento de convocação do deputado estadual Fausto Junior (PRTB) para depor na CPI da Pandemia, no Senado, o senador Omar Aziz (PSD) fez um destaque ao nome do jovem parlamentar que deixou intrigado quem acompanha os trabalhos da comissão.
Ao ler o nome de Fausto, o presidente da CPI enfatizou: “Tem muito a explicar aqui nessa CPI”, afirmou Omar.
Questionado pelo site, o senador afirmou que se referia a pontos do relatório de Fausto, que para ele precisam ser esclarecidos.
“(Ele tem muito a explicar para a CPI) porque ele foi o relator e como relator é a pessoa mais preparada a falar.
Nada contra o Péricles, foi importante à CPI, mas quem entende do relatório , dos indiciamentos, pedidos de investigação, é o relator”, disse Omar ao Estado Político.
A convocação de Fausto foi a pedido do senador da base de Jair Bolsonaro, Marcos Rogério (DEM). O deputado estadual foi relator da CPI da Saúde, no Amazonas, que investigou a gestão de Wilson Lima (PSC) durante a primeira onda da pandemia, em 2020.
Naquele contexto, Fausto engrossava o coro da oposição à Wilson. Com a convocação dele e do então presidente da CPI, Delegado Péricles, do PSL, a tropa de choque de Bolsonaro quer reforçar a narrativa de que a tragédia da pandemia no país é de inteira responsabilidade dos governadores.
O objetivo é abrir espaço para que Fausto e Péricles falem sobre as supostas irregularidades que a CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) apontou.
A data do depoimento dos dois deputados estaduais ainda não foi definida.