MANAUS – O senador Omar Aziz (PSD) informou ao ESTADO POLÍTICO que votará contra a privatização dos Correios. Na quinta-feira passada, dia 5, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que abre caminho para a venda de 100% da empresa estatal.
O texto, que foi aprovado em regime de urgência (sem passar nas comissões), estabelece regras para manutenção de serviços. Da bancada amazonense, o projeto só teve voto contrário dos deputados José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PSD). Agora, a matéria segue para análise do Senado.
Omar Aziz disse que, privada, a empresa visará apenas o lucro e que os custos para fazer os investimentos necessários no Amazonas, devido aos desafios logísticos, são maiores que a previsão de lucro, o que é incompatível com a diretriz de uma empresa particular.
“Eu voto contra. Não há acordo que você possa incluir na lei e que servirá mais tarde para manter esse tipo de logística. Hoje, eu não digo nem cartas, mas sim transporte de volumes que os Correios fazem e chega em uma região como a nossa, com o custo benefício que nunca será o mesmo de uma empresa particular. Os custos para fazer os investimentos necessários são maiores que o lucro que terão e eles só visam o lucro”, declarou o senador.
“Além disso, é preciso pensar também nos trabalhadores que atuam na área há anos e que não há nada que garanta o cumprimento dos direitos deles”, completou.
Nesta semana, os trabalhadores dos Correios no Amazonas entraram em greve por conta do avanço do projeto que autorizará a venda da empresa.
+Comentadas 1