Da Redação
Com o número de casos e óbitos por Covid em baixa, o Governo do Amazonas decidiu liberar a realização de festas e grandes eventos sem restrição de público e horário e desobrigar o uso de máscara em locais abertos.
Sobre o uso de máscara, em 20 dias, essa decisão pode se estender também para locais fechados. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo governador Wilson Lima (União Brasil), após reunião com técnicos da área de saúde do Estado.
Wilson informou que as novas medidas serão publicadas em um novo decreto, no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo o governador, caso os números da pandemia voltem a preocupar, o governo retorna com as medidas restritivas.
“Sem em algum momento a gente observar uma mudança no quadro, aumento de internações, aumento de óbitos, a gente não tem a menor dúvida da decisão que a gente tem que tomar, que é voltar as flexibilizações (restrições)”, declarou o governador.
Segundo Wilson, o uso de máscara em locais abertos segue recomendado o uso de máscara em ambientes abertos para pessoas acima de 70 anos. “Porque essas pessoas são as que estão agravando”, justificou o governador.
“E daqui 20 dias, nós vamos avaliar a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras no Amazonas. E aqui, especificamente, a gente fala do caso dos ambientes fechados”, completou.
Manaus
No início da semana o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já havia tomado a decisão de desobrigar o uso de máscara em locais abertos na cidade.
O boletim diário da doença no Amazonas informou na quinta-feira (10) o diagnóstico de 552 novos casos de Covid-19, totalizando 577.094 casos da doença no estado.
Segundo consta no boletim, foram confirmados na mesma data 3 óbitos pela Covid-19, encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 14.137 o total de mortes.