MANAUS – Lançada nesta segunda-feira (20), as obras de recapeamento e manutenção das vias do Distrito Industrial 1 estão orçadas em R$ 136 milhões. O serviço será custeado com recursos do Tesouro Nacional, via Ministério do Planejamento.
O pacote de obras é uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Suframa. De acordo com a Semcom, a revitalização do Distrito Industrial estava estacionada desde 2007, em razão de impasses políticos.
“Estamos realizando um sonho. Um sonho de toda a nossa equipe técnica e de toda a população de Manaus. É uma vitória do Brasil, porque a Zona Franca é um dos mais importantes polos do país e que mantém uma das mais importantes florestas do mundo preservada”, afirmou o prefeito.
Alcance
A revitalização do Distrito Industrial irá alcançar 35 vias da área que concentra as indústrias da principal matriz econômica do Estado, a Zona Franca de Manaus (ZFM). Todas serão totalmente reestruturadas desde a base, ganharão novo pavimento, drenagens superficiais onde for necessário, calçadas, meios-fios e sarjetas.
Cronograma
Os trabalhos começam pela bola da Samsung e seguem, simultaneamente, em dois dos três lotes de obras, devidamente licitados e aprovados pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Desde julho de 2017, prefeitura e Suframa trabalhavam no destravamento burocrático das obras do Distrito Industrial 1. Um grupo de trabalho foi formado entre as duas instituições para dar celeridade nas tratativas, o que resultou na divisão do projeto executivo em três lotes.
A divisão levou em consideração toda a geografia da área, a tipologia do solo e os problemas encontrados nas vias. Além de um melhor andamento no cronograma das ações, a medida também favorece a redução dos custos de logística, com canteiros de obras melhores distribuídos.