Da Redação |
O Amazonas registrou uma redução de 16,33% nas mortes violentas em 2024, em comparação ao ano anterior. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), foram contabilizadas 1.127 vítimas de crimes como feminicídio, homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O total é inferior às 1.347 mortes registradas em 2023.
O Sinesp, gerenciado pelo Ministério da Justiça e alimentado com dados fornecidos pelos estados, detalha que entre janeiro e dezembro de 2024 foram registrados 30 feminicídios, 1.049 homicídios dolosos, 24 latrocínios e 24 casos de lesão corporal seguida de morte.
Feminicídio em alta
Apesar da queda geral nos índices de violência, o feminicídio foi a única modalidade criminosa que registrou aumento. Em 2024, 30 mulheres foram vítimas desse crime, ante 23 no ano anterior.
O Ministério da Justiça alerta em seu site que os dados ainda podem ser alterados por atualizações feitas pelos próprios estados.
“É importante ressaltar que os dados disponíveis refletem o nível de alimentação e consolidação de cada Unidade da Federação no Sinesp VDE na data de sua extração, podendo ocorrer atualizações posteriores à publicação”, informou a pasta.