Da Redação |
MANAUS – Um novo trecho do prolongamento da Avenida Lourenço da Silva Braga, localizado entre as avenidas Silves e Maués, na zona sul de Manaus, foi liberado ao tráfego na manhã desta sexta-feira (25). A via, com pista em dois sentidos, contorna o Igarapé do Quarenta, conectando os bairros Betânia e Morro da Liberdade, e integra um conjunto de obras viárias que somam aproximadamente 40 quilômetros de extensão na capital amazonense.
Durante a inauguração, o governador Wilson Lima (UB) destacou que a obra exigiu o reassentamento de 1.300 famílias em situação de vulnerabilidade, realocadas por meio do Prosamin+ (Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior).

“E a gente não está falando só de asfalto, de concreto, só de estruturas metálicas. Aqui nós estamos tratando da dignidade das pessoas, da qualidade de vida para as pessoas. Essa é uma obra simbólica para a cidade de Manaus e ela faz parte da intervenção viária que nós estamos fazendo, que inclui 40 km de vias”, disse Wilson.
Melhoria no fluxo de veículos e integração ao Rapidão
O novo trecho está interligado ao sistema viário Rapidão, criado para agilizar o deslocamento de veículos pesados entre o Distrito Industrial e o porto da Manaus Moderna, no Centro. De acordo com o governador, a obra reduzirá significativamente o tempo de viagem.
“É a maior intervenção de área da cidade de Manaus que se interliga ao Rapidão. Isso daqui é parte do Rapidão. Tem a primeira parte que é aquela que faz a ligação ao antigo café da Joelsa até o Sivan, a outra parte que faz a ligação até a Reserva Adolpho Ducke, a outra parte que faz a ligação da Reserva Adolpho Ducke até o Distrito Industrial 2 e que vai se interligar também ali com a Manaus 2000 e consequentemente passar aqui pelo Igarape do 40 por esse trecho entre a Silves e a Maués que nós estamos entregando hoje”, explicou o governador
A expectativa é que a nova via também contribua para desafogar o tráfego em avenidas como General Rodrigo Otávio, André Araújo e Ephigênio Salles (V8).
O governador ressaltou que as obras em andamento representam a maior intervenção viária já realizada na capital amazonense. “Além desse trecho, o Rapidão avança no Tarumã (zona oeste) e integra a Nova Cidade, na Reserva Adolpho Ducke, no Puraquequara, criando uma ligação direta com o Centro de Manaus”, afirmou.