Por Janaína Andrade |
O procurador de Contas João Barroso de Souza tomou posse nesta sexta-feira, 21, para o cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024/2026. Em coletiva à imprensa, Barroso afirmou que neste ano de eleições, o órgão irá reforçar o combate à corrupção e a fiscalização dos gastos públicos.
“Esperamos muita transparência nessa eleição, apesar de o TCE não estar diretamente vocacionado para o controle do gasto eleitoral mas, é claro, que onde existe dinheiro público o TCE está lá e o MPC também. Nós vamos trabalhar para que seja dada transparência nesses gastos. Com certeza (vamos reforçar esse olhar de fiscalização). Eu, juntamente com o TCE, na figura da conselheira Yara Lins, temos essa preocupação e todos estamos imbuídos nesse processo de fiscalização cada vez maior, ainda mais nesse período eleitoral”, disse o novo procurador.
No dia 20 de maio deste ano, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (UB), nomeou, através do Diário Oficial, João Barroso para o cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas.
“O MPC é uma instituição vocacionada para o controle da administração pública, das finanças públicas, nós fiscalizamos junto ao TCE os gastos públicos, combatemos a corrupção. A nossa missão é essa: combater a corrupção, fiscalizar os gastos públicos, e todos estamos imbuídos em responder o melhor para a sociedade amazonense”, completou João Barroso.
A cerimônia de posse foi realizada no Auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A presidente da Corte, conselheira Yara Lins, destacou que esta será a terceira vez que Barroso assume a chefia do MPC e que a alternância no poder é saudável.
“A alternância faz parte, é salutar, é com a saída da Dra Fernanda (Cantanhede) que fez um excelente trabalho com a Procuradoria nestes dois anos, com transparência, com competência, nós queremos agradecer e enaltecer o trabalho da procuradora à frente da Procuradoria-Geral. E desejar sucesso ao João Barroso que vai assumir agora em 2024 e 2025. Ele assume pela terceira vez, já tem experiência, é um procurador que tem muito trânsito e fino trato com os colegas e também com o colegiado”, afirmou a presidente do TCE-AM.
Ao deixar o cargo de procuradora-geral de Contas, a procuradora Fernanda Cantanhede afirmou que o MPC precisa seguir com avanços e se manter próximo da sociedade.
“Fiz a minha missão da melhor forma possível. Claro que sempre precisamos avançar cada vez mais e eu espero que o Dr. João Barroso continue nessa caminhada, ele que já foi procurador-geral outras vezes, conhece a nossa labuta diária, sabe das nossas necessidades, tenho certeza que vai continuar e aprimorar o trabalho do MPC, que nestes dois anos avançou cada vez mais para o órgão estar próximo da sociedade, ouvindo os anseios, recebendo denúncias e as processando junto ao TCE para conseguir, efetivamente, fazer o controle dos gastos públicos. A nossa missão continua, não se encerra por aqui. O MPC atua para que o TCE possa reverter esse nosso serviço em benefício da sociedade”, declarou.
Biografia
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Tributário, o novo procurador-geral do MPC, João Barroso, foi empossado no cargo de procurador de Contas em 1º de novembro de 2006, por meio de concurso público. Além disso, João Barroso já atuou como escrivão no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e como procurador do Estado de Roraima.
João Barroso já exerceu o cargo de chefia do MPC-AM no biênio 2018/2020 e foi reconduzido para o biênio 2020/2022. O procurador substituirá a procuradora de Contas Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, que atualmente ocupa o cargo de procuradora-geral do MPC durante o biênio 2022/2024.
Fotos: Joel Arthus