MANAUS – A Prefeitura de Manaus informou nesta quarta-feira (28) que a gestão de David Almeida (Avante) recebeu do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed) sucateado.
De acordo com a prefeitura, além de dificuldades orçamentárias, o Manausmed deixou os servidores públicos desassistidos em serviços essenciais, como o atendimento de urgência e emergência gineco-obstétricos e de serviços de maternidade, que inclui o atendimento ao bebê nos primeiros 30 dias. Esse tipo de atendimento ficou 10 meses suspenso.
Segundo a prefeitura, nesses 4 meses de gestão, foi preciso adotar medidas emergenciais para conseguir retornar com alguns dos atendimentos que haviam sido suspensos no final da gestão de Arthur. Entre as medidas tomadas pelo município em 2021 para melhorar o Manausmed estão:
- Retorno de atendimentos de urgência e emergência gineco-obstétricos e de serviços de maternidade, com a contratação do hospital Santo Alberto;
- Retomada de cirurgias eletivas, realizadas pelo Hospital Beneficente Português. Em casos de baixa complexidade, por clínicas especializadas;
- Credenciamento de novos prestadores de serviços, que está com edital aberto desde o dia 8/3, disponível na edição n°. 5.050/2021, do Diário Oficial do Município (DOM).
“Com o objetivo de eliminar o déficit de serviços, o órgão desempenha um plano de ação com 50% das metas executadas, alinhado às diretrizes da nova gestão municipal”, informou a prefeitura em texto enviado à imprensa.
O subsecretário do Manausmed, César Marques, criticou os gestores anteriores do serviço. Para ele faltou compromisso com os servidores.
“Os servidores municipais e seus dependentes sofreram as consequências, pela falta de compromisso de antigos gestores. A necessidade de retorno de determinados serviços é uma realidade, que vem sendo tratada de forma especial pela nossa gestão, que em apenas 100 dias trouxe importantes melhorias a esta assistência tão necessária aos servidores do município, mas que continua viabilizando soluções para devolver integralmente o que é um direito deles”, afirmou Marques por meio da secretaria de Comunicação.
Resgate de credibilidade
Marques afirma ainda que órgão também busca resgatar a credibilidade junto a prestadores de serviços, negociando e sanando o “legado de débitos” da gestão anterior.
“Estamos enviando cartas e realizando visitas aos credenciados e possíveis prestadores, a fim de fortalecer a rede de serviços e evitar sobrecarga entre os conveniados”, diz o subsecretário.
Segundo a prefeitura, serviços do Manausmed são demandados, em média, por 280 atendimentos diários.
Entre os atendimentos estão consultas eletivas, exames de diagnóstico por imagem, exames laboratoriais, procedimentos cirúrgicos, além de procedimentos especiais, como tratamento renal e oncológico.
Os prestadores de serviços credenciados ao Manausmed constam no Guia Médico, disponível para download no endereço manausmed.manaus.am.gov.br/guia-medico e em versão de aplicativo para celular. o Serviço tem 40 mil segurados.
Urgência e emergência
Conforme o subsecretário do Manausmed, os serviços de urgência e emergência adulto, bem como o infantil – este suspenso desde maio de 2020 – deverão retornar nas próximas semanas, com a contratação de outros dois novos hospitais, que passam por reformas e desdobramentos burocráticos referentes à documentação. Além de atendimentos adulto e pediátrico, os novos credenciados prestarão serviços de cirurgias emergenciais e eletivas, atendimento ambulatorial e realização de exames de alta complexidade.
“Assumimos o Manausmed com apenas o hospital Check Up atendendo pronto-socorro adulto, o que era inviável para a quantidade de segurados. Com 15 dias de gestão, o hospital solicitou judicialmente a quebra de contrato, alegando superlotação de leitos, devido ao crescimento desenfreado de casos de Covid-19 na cidade, que resultou no colapso da saúde no Amazonas”, conta o gestor.
Ainda de acordo com o subsecretário, diversas providências foram tomadas na tentativa de reverter a situação. “Por força de contrato, foi ajuizada uma ação orientando o Check Up a retomar os atendimentos. A ação inicialmente foi acatada pela Justiça, mas em seguida houve a suspensão da liminar em favor do hospital”, complementa.
O Manausmed vem realizando reuniões com gestores públicos municipais, vereadores e demais interessados nas melhorias e retorno dos atendimentos, a fim de esclarecer eventuais dúvidas e receber demandas.