MANAUS – Nota da Polícia Federal sobre nova fase da operação Maus Caminhos informa que a investigação que apurava informações relacionadas ao ex-governador e senador Omar Aziz (PSD), que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF), foi transferida este ano para a 1ª instância da Justiça Federal no Amazonas.
Segundo a nota, a fase deflagrada nesta sexta-feira (19), denominada Vertex, é oriunda exatamente dessas informações que estavam desmembradas para Brasília.
De acordo com a polícia, a remessa das informações de Brasília para o Amazonas foi feita pelo presidente do STF, Dias Toffoli, este ano.
De acordo com a polícia, o entendimento do ministro é o de que foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas.
Sempre que fala sobre o tema, o ex-governador nega ter participado dos desvios no setor da saúde apurados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal.
Ainda não foi divulgado os nomes dos alvos dessa fase da operação.
A Polícia Federal deve conceder uma coletiva ainda nesta manhã.