Da Redação |
O nível das águas do rio Negro em Manaus, nesta segunda-feira (3), está 2 metros e 49 centímetros acima da marca registrada na mesma data de 2021.
Esse é mais um sinal de que 2022 pode ser marcado por uma grande cheia capaz de superar a de 2021, que já foi a maior da história.
Segundo dados do Porto de Manaus, nesta segunda, a cota do rio Negro era de 24,01m. Em 2021, na mesma data, a cota registrada foi de 21,52m.
Em 2021, o rio Negro só atingiu a cota de 24 metros no dia 26 de janeiro.
Veja abaixo as cotas do rio Negro nos três primeiros dias do ano de 2022 e 2021:
Ação da prefeitura
O risco de uma grande cheia dos rios no Amazonas já preocupa a Prefeitura de Manaus.
Nesta segunda, o município lançou um pacote de serviços, que envolvem realização de drenagens profundas, desobstruções de bueiros entupidos e assoreamento de igarapés e galerias.
Segundo o prefeito, David Almeida (Avante), o objetivo é tentar mitigar o sofrimento da população que vive em áreas sujeitas a alagações.
Essas regiões já apresentam grandes problemas com o início do período chuvoso na capital do Amazonas.
“Hoje, iniciamos um pacote de ações na cidade de Manaus. Ela vai ser contínua com a desobstrução de bueiros e galerias, já nos preparando para aquilo que se avizinha ser uma grande enchente. Estamos há mais de 2 metros de diferença do mesmo período do ano passado, ano que foi registrado a maior cheia da história. Isso causa preocupação, por isso, vamos fazer uma ação com todas as secretarias, pois a intenção é minimizar ao máximo os efeitos dessa enchente para a população da cidade de Manaus”, disse o prefeito.
Questionado sobre as medidas que serão tomadas nas áreas anualmente atingidas pela subida do rio que banha a capital amazonense, o chefe do Executivo municipal afirmou que um planejamento já está preparado para atender a toda população, visando a não causar danos materiais e físicos aos moradores de áreas de risco.
“Vamos contar com o nosso exército dos 17 distritos de obras, com as nossas equipes da limpeza pública com hidrojato. Já estamos também fazendo limpeza e desassoreando igarapés nesse momento em 13 pontos na cidade de Manaus. Temos uma tarefa árdua pela frente e hoje damos início a esse trabalho. Mapeamos alguns locais, principalmente no Centro da cidade que é muito afetado pela subida das águas. Como poder público, vamos desassorear igarapés, fazer a limpeza dos bueiros , desentupir galerias para que essa água possa fluir da melhor maneira possível e assim não causar tantos transtornos”, disse o prefeito.