MANAUS – O candidato a prefeito de Manaus Ricardo Nicolau (PSD) acionou a Polícia Federal nesta quarta-feira (21), pedindo investigação sobre disseminação de fake news (termo em inglês para notícias falsas) a respeito da sua candidatura.
Ele esteve na sede da Superitendência Regional da PF no Amazonas, na Zona Centro-Oeste de Manaus, acompanhado dos deputados federais Bosco Saraiva (Solidariedade) e Sidney Leite (PSD) e da sua equipe jurídica. O grupo se reuniu com o chefe da instuição, o delegado Alexandre Saraiva.
“Solicitamos uma investigação da Polícia Federal contra as fakes news e os crimes que estão sendo cometidos através de WhatsApp em massa para caluniar a nossa imagem e a nossa campanha. Não vamos admitir fake news para prejudicar o processo eleitoral. Queremos uma eleição limpa, apresentando propostas e soluções para a cidade de Manaus”, declarou o candidato, sem detalhar o conteúdo das peças de desiformação, nem as suspeitas da origem.
Para o advogado José Fernandes Júnior, da equipe da campanha Nicolau, além do dano moral, que será buscado na esfera cível, as fake news geram o risco iminente de dano político, de macular e difamar a imagem do candidato.
“Vamos pedir também providências à Justiça Eleitoral. É que o poder de investigação é da polícia. Queremos propor ações criminais. Para que tenha fundamentação básica, é necessário um inquérito. Ninguém melhor que a Polícia Federal, com o material humano e físico que têm, eles são preparados para isso”, disse o jurista.
Crescimento
As últimas pesquisas têm demonstrado que Ricardo Nicolau é o candidato que mais cresce nas intenções de voto para a Prefeitura de Manaus.
A pesquisa Ibope divulgada no último dia 14 colocou ele empatado tecnicamente com outros candidatos na segunda posição.
O levantamento da Perspectiva desta quarta-feira (21) também aponta empate técnico na segunda posição.
Já o estudo do Instituto Pontual desta quinta-feira (22) mostra que o percentual de intenção de votos dele mais que dobrou desde a última pesquisa.