MANAUS – Natural de Manaus, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques tomou posse nesta terça-feira (1º) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O ministro Mauro Campbell Marques muito nos honra com sua trajetória, como advogado, procurador de Justiça e, principalmente, por sua atuação proba e talentosa como ministro do STJ”, destacou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Mauro Campbell Marques ingressou no TSE como membro substituto em agosto de 2018. Agora, assume a vaga deixada pelo ministro Og Fernandes, que deixou a Corte Eleitoral no último mês. Cambpell Marques é ministro do STJ desde junho de 2008.
Estiveram presentes à solenidade virtual, além dos ministros da Corte Eleitoral, o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o governador do Amazonas, Wilson Lima; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o presidente do STJ, ministro Humberto Martins; e o vice- procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, entre outras autoridades dos Três Poderes.
Composição
O TSE é formado por sete ministros. Três são do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos quais é o presidente da corte. Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE tem em sua composição dois ministros do STJ. Cabe ao TSE escolher o corregedor eleitoral entre os ministros designados pelo STJ. Completam o tribunal dois advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista fornecida pelo STF.