MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou na manhã desta terça-feira, 29, que está descartada a possibilidade de decretar lockdowns no Amazonas, em razão da pandemia do novo coronavírus.
“Nem passa pela minha cabeça a possibilidade de ‘lockdown’, de fechar tudo aqui no estado. Nós conseguimos avançar muito, o Amazonas é referência hoje no combate à Covid-19. Fomos o primeiro estado a liberar as aulas do Ensino Médio, e amanhã, quarta-feira, dia 30 de setembro, nós estaremos retornando as aulas do Ensino Fundamental”, afirmou o governador em vídeo divulgado nas redes sociais.
A declaração de Wilson ocorre um dia após o prefeito Arthur Neto, do PSDB, afirmar que é favorável ao lockdown em Manaus, baseado nas projeções de pesquisadores da Fiocruz, que defendem a existência de uma segunda onda de infecção pelo novo coronavírus na capital amazonense.
A FVS-AM (Fundação de Vigilãncia em Saúde) não confirma a segunda onda. Mas admite que o número de infectados voltou a crescer. Para Wilson, a pandemia ainda preocupa, mas o cenário atual não se compara ao quadro dos meses de abril e maio, quando o estado viveu o pico da doença.
“O que nós temos é que olhar para a frente, é trabalhar para retomar, de forma segura, as atividades econômicas e voltar à normalidade de nossas vidas. Aí eu aproveito para fazer aqui um apelo àqueles que, por algum motivo ou alguma razão, relaxaram nas medidas. Meu amigo, faça sua parte, evita aglomerações, usa máscara, álcool em gel, toma todas as medidas para proteger você e a sua família”, disse Wilson.
+Comentadas 1