MANAUS – Em texto publicado no Facebook nesta terça-feira (26), o prefeito Arthur Neto (PSDB) criticou o comunicado enviado pelo Ministério da Educação (MEC), comandando por Ricardo Vélez Rodríguez, pedindo que escolas toquem o hino nacional e leiam carta com slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O MEC pediu ainda que o momento seja filmado e o arquivo de vídeo, enviado ao governo.
“Em Manaus, não obrigaremos nossas crianças a serem filmadas, sem autorização dos pais, perfiladas durante o hino nacional e obrigadas a ouvirem slogan de campanha eleitoral. Isso não é patriotismo. É uma patriotada!”, escreveu Arthur.
Arthur Neto adianta na publicação que a prioridade da Prefeitura de Manaus será manter as crianças da rede municipal de ensino “focadas” e que não usará as escolas para reproduzir slogans de campanha eleitoral de qualquer governo.
“Tampouco produziremos imagens, sem autorização dos pais, de situações onde crianças possam ser induzidas a um comportamento que não represente a sua natureza. Isto é uma interferência indevida e despropositada dos rumos que nossa educação municipal segue e que Manaus não adotará”, concluiu.
Leia abaixo a publicação feita pelo prefeito Arthur Neto:
Em Manaus, não obrigaremos nossas crianças a serem filmadas, sem autorização dos pais, perfiladas durante o hino nacional e obrigadas a ouvirem slogan de campanha eleitoral. Isso não é patriotismo. É uma patriotada! Vamos manter nossas crianças focadas no ensino. Em melhorar nossa educação cada vez mais. Isso em nada tem a ver com nossa metodologia que coloca Manaus entre as cidades que mais crescem no IDEB. Não usaremos nas escolas a reprodução de slogans de campanha eleitoral deste ou de qualquer outro governo. Tampouco produziremos imagens, sem autorização dos pais, de situações onde crianças possam ser induzidas a um comportamento que não represente a sua natureza.
Isto é uma interferência indevida e despropositada dos rumos que nossa educação municipal segue e que Manaus não adotará.
Leia abaixo o comunicado enviado pelo MEC:
Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira nacional (se houver) e que seja executado o hino nacional. Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional.