MANAUS – Após o Amazonas registrar um aumento de casos de Covid nas últimas 24 horas semelhantes aqueles vistos na 2ª onda da pandemia no estado, o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad alertou para necessidade da população manter as medidas não farmacológicas de prevenção e evitar “festas”.
“Não podemos deixar que esse número aumente ainda mais. Todos podem ajudar, evitando aglomerações. Evite festas, pois esse não é o momento de comemorar nada. Use máscara e lave as mãos com frequência e, se não puder, use álcool gel. Complete seu esquema vacinal. Lembre-se: a luta contra esse vírus é de todos nós”, destacou o secretário.
A FVS-AM identificou aumento de casos confirmados de Covid-19 na comparação nos últimos nove dias, entre 3 e 11 de janeiro.
No dia 3 de janeiro, o número de novos casos confirmados da infecção registrados no Amazonas era de 88. O mesmo indicador nesta terça-feira (11/01) é de 1.219 casos, sendo 928 detectados por teste rápido de antígeno e 291 identificados por RT-PCR, cujo processamento é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), coordenado pela FVS-RCP.
Um número diário de casos acima de mil é um recorde dos últimos meses e só foi registrado quando o Amazonas enfrentava a pior fase da pandemia, no primeiro trimestre de 2021.