MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT) afirmou, nesta segunda-feira (17), que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ameaça mais uma vez a Zona Franca de Manaus (ZFM) ao afirmar que pretende reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia de informática, como computadores e celulares.
“Não dá para aceitar o que o Governo Federal quer fazer com a Amazônia, com a ZFM e com as indústrias brasileiras. Toda semana é uma nova ameaça. Essa medida certamente vai afetar e inviabilizar a indústria desses produtos no Brasil, principalmente as indústria localizadas Polo Industrial de Manaus (PIM). Isso é mais um golpe desse atual governo contra a ZFM”, disse José Ricardo.
No domingo, Bolsonaro, em publicação no twitter, declarou o Ministério da Economia estuda a redução “para estimular a competitividade e inovação tecnológica”. Para José Ricardo, a medida resultará na redução de empresas no Polo Industrial de Manaus, mais desemprego, menos arrecadação pública, menos recursos para a Universidade do Estado Amazonas (UEA), bem como a redução de recursos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D).
José Ricardo, ao contrário do que declarou Bolsonaro, afirmou ainda que essa medida não estimula a competitividade e a inovação tecnológica e contribuirá para a destruição das indústrias de computadores e informática do país.