MANAUS – A secretária de Comunicação, Daniela Assayag, negou na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, que tenha participado de qualquer ato ilícito e que tenha sido beneficiada na compra de 28 respiradores. De acordo com Assayag, o marido Luiz Carlos Avelino Júnior não chegou a concluir a aquisição de 50% das cotas da Sonoar Equipamentos, tendo o negócio sido desfeito.
“Eu não aceito ser colocada em jogo político. Não aceito que usem a minha idoneidade para atingir o governo. Não fiz nenhum negócio ilícito e não vou permitir que usem a minha imagem para prejudicar o governo. Não fiz, não faço e nem nunca farei parte de qualquer ato ilícito. Estão usando a minha imagem para atingir o governo”, disse Daniela.
A declaração foi dada em coletiva na tarde desta quarta, na sede do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
No início da tarde, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde divulgou que o marido de Daniela é sócio da Sonoar Equipamentos, empresa envolvida na aquisição de 28 respiradores pelo Governo do Amazonas, que foi alvo da operação Sangria, deflagrada nesta terça-feira (30) pela Polícia Federal (PF).
Conforme o presidente da CPI, deputado Péricles Nascimento, desde dezembro do ano passado, Luiz Carlos Avelino Júnior tem 50% das cotas da Sonoar Equipamentos.
Péricles disse que o depoimento do ex-secretário de Saúde Rodrigo Tobias à comissão, prestado na última segunda-feira (29), norteou a investigação. Na ocasião, ele revelou que Daniela Assayag participou de uma reunião sobre a compra dos respiradores no dia 3 de abril. A participação de Daniela nessa reunião, disse o deputado, foram confirmadas pelo Governo do Estado.
Na coletiva, Daniela disse que a referida foi mais uma da inúmeras que ela participa por conta da posição que ocupa no governo.
A secretária disse que em nenhum momento na reunião foi citado qualquer nome de empresa que estava negociando os ventiladores com o governo ou qualquer detalhe da compra.
Daniela afirmou que participa das reuniões com técnicos da saúde para melhor entender e comunicar as ações do governo relacionadas ao combate ao novo coronavírus.