MANAUS – O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas apresenta, nesta terça-feira (11), um balanço de dois anos de atuação na Operação Maus Caminhos e seus desdobramentos. A coletiva de imprensa será realizada às 8h, no auditório do prédio anexo do MPF, na avenida Efigênio Sales, 1570, Aleixo.
A operação Maus Caminhos foi deflagrada no dia 20 de setembro de 2016 e desarticulou um grupo suspeito de desviar mais de R$ 110 milhões da saúde, que mantinha contratos por meio do Instituto Novos Caminhos com governo do Estado para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Campos Sales, Zona Norte, e a maternidade de Tabatinga, além do centro de reabilitação em dependência química em Rio Preto da Eva. A quadrilha era chefiada pelo médico e presidente do Instituto Novos Caminhos, Mouhamad Moustafa.
Na ocasião, o procurador da República Alexandre Jabur, responsável pela atuação do MPF no caso, lançará hotsite da Operação Maus Caminhos, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro.
O hotsite reunirá informações, documentos, dados numéricos acerca da atuação, ações judiciais e medidas extrajudiciais adotadas no combate sistemático à corrupção e na responsabilização dos envolvidos no caso, um dos maiores esquemas de corrupção já revelado no Amazonas.
O procurador-chefe do MPF no Amazonas, Edmilson Barreiros, também participa da coletiva e falará sobre os esforços empreendidos pela instituição para otimizar e priorizar o combate à corrupção em todo o país e sobre as parcerias institucionais locais firmadas nos últimos anos com o objetivo de desburocratizar o acesso a dados importantes para a investigação entre órgãos públicos e entidades.