Da Redação |
MANAUS – O MP-AM (Ministério Público Estadual) vai apurar a viagem clandestina de um menino de 9 anos que fugiu de casa e foi encontrado no aeroporto Internacional de São Paulo, em Garulhos, a cerca 2.700 quilômetros em linha reta da capital amazonense.
O Extrato do Procedimento Preparatório, assinado pela promotora de Justiça Nilda Souza de Silva, foi publicado no Diário Oficial do MP-AM desta quarta-feira, 16.
Conforme a promotora, serão apurados os fatos e suas repercussões jurídicas. Para isso, ela requisitou da DEPCA (Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente) “cópia de procedimento investigatório eventualmente instaurado naquela DEPCA, acerca do desaparecimento da criança referenciada, bem como ao Conselho Tutelar da área de abrangência de moradia da família”.
Dado como desaparecido no dia 26 de fevereiro, Emanuel Marques de Oliveira foi encontrado na Grande São Paulo, mais especificamente no aeroporto de Guarulhos.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o menino pesquisou na internet como entrar em um avião despercebido. Dessa forma, ele pegou um voo da Latam de Manaus para São Paulo. A criança embarcou sem passagem aérea, documentos e malas.
Ainda segundo a corporação, a criança foi ouvida pelos policiais e revelou desejo de morar em São Paulo com outros familiares. A PC segue investigando o caso.
Latam
Em nota, a Latam disse que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que o menor estava sozinho no voo. Ele foi encaminhado para um abrigo para aguardar os trâmites necessários até a recondução dele para Manaus.
A companhia aérea não deu mais detalhes, e informou que ainda está apurando o ocorrido.
Aeroporto Internacional de Manaus
O Aeroporto Internacional de Manaus alegou que o caso está sob apuração interna, assim como a verificação das imagens das câmeras de segurança.