Da Redação |
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) informou, nesta quarta-feira (23), que é falso o documento (chamado “Notícia de Fato”) que reportaria uma susposta investigação do órgão contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Sem checar a informação, o site Metrópoles, veículo baseado em Brasília, publicou matérias tratando da suposta investigação. A publicação serviu de munição para a campanha do adversário de David no segundo turno, Capitão Alberto Neto (PL).
Nesta quarta-feira, após o MP-AM desmentir a informação, o Metrópoles publicou um texto admitindo que publicou matérias sobre a falsa denúncia “de forma equivocada”.
“O falso documento chegou a ser enviado a diversos jornalistas de todo o país, incluindo os do Metrópoles, que publicou de forma equivocada matérias baseadas no manuscrito”, publicou o Metrópoles.
O falso documento informava que o MP-AM abriu um procedimento para investigar a origem dos recursos que custearam o casamento da filha do prefeito, Fernanda Aryel, realizado em janeiro de 2022, em São Miguel dos Milagres, em Alagoas.
O MP-AM informou que abriu uma investigação para apurar quem é o responsável pela produção do documento falso, que o órgão classificou como grosseira.
“A denúncia utilizada como base para a matéria ‘MP investiga casamento de milhões realizado por filha de prefeito’, da coluna Na Mira, do portal Metrópoles, de 19 de outubro de 2024, é falsa, conforme apuração e posterior certidão emitida pela Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A Ouvidoria encaminhou o documento falso e o original ao Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Criminais (CAO-CRIM) e ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais para apuração e responsabilização dos responsáveis pela falsificação de documento público”, informou o MP-AM.