MANAUS – O escritor bolsonarista Olavo de Carvalho faleceu, aos 74 anos, na noite de 24 de janeiro. A notícia da morte foi comunicada pela família nas redes sociais do autor.
Segundo a publicação no Twitter, Carvalho, que se tornou um dos principais nomes do conservadorismo e da extrema direita brasileira, estava hospitalizado na região de Richmond, no estado da Virgínia (EUA).
No dia 15 de janeiro, a equipe do escritor anunciou que ele foi diagnosticado com covid-19. Oficialmente, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada.
Em seu perfil, também no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte: “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu.
Filha de Olavo, Heloisa de Carvalho Martin Arribas, que era rompida com o pai, escreveu no Twitter: “Que Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu”, postou Heloisa no Twitter.
Abaixo, a íntegra da nota publicada:
Nota de falecimento
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)
Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado.
O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.
A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor.