Da Redação |
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou nesta terça-feira (14), em Brasília, que o Governo Federal trabalha em um plano de ajuda humanitária e reconstrução de áreas afetadas pelas fortes chuvas na cidade de Manaus. Ele recebeu o prefeito David Almeida (Avante) para tratar sobre o assunto.
“Ontem [segunda-feira, 13] mesmo o prefeito preparou o decreto de estado de calamidade, e nós homologamos sumariamente aqui e, já com equipes lá em Manaus, nós do Governo Federal e prefeitura estamos trabalhando nos planos de ajuda humanitária, no restabelecimento (da área), e também na reconstrução. Aquilo que for necessário reconstruir, o Governo Lula vai apoiar a Prefeitura de Manaus”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
David disse que saiu da reunião com a garantia de que o Governo Federal vai ajudar o município com recursos, tanto para ações emergenciais quanto para intervenções mais estruturantes na cidade.
O prefeito apontou a necessidade de recursos para obras de desassoreamento de igarapés, contenção de erosões e construção de habitações de interesse social por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Nós trouxemos a Brasília todo o Plano de Prevenção de Manaus. As conversas com o Governo Federal foram muito produtivas e tratamos exclusivamente de assuntos de interesse da população de Manaus. Os recursos de apoio e prevenção a desastres serão liberados de forma agilizada e serão fundamentais para nossas ações. Estou muito feliz com o que vi e ouvi”, disse o prefeito de Manaus.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o ministro assumiu o compromisso de agilizar os trâmites para a liberação dos recursos, considerando que o Governo Federal retomou a agenda de resposta a desastres, assistindo as prefeituras nesses casos emergenciais.
Manaus tem mais de mil áreas de risco espalhadas por diversas zonas da cidade. Dados da prefeitura mostram que dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como a que ocorreu um desmoronamento, no último domingo (12), matando 8 pessoas.
Na agenda desta terça-feira, David também se reuniu com o presidente Lula (PT), e o ministro das Cidades, Jader Filho.
David conversou com Lula durante a Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no Palácio do Planalto.
Nesta quarta-feira, 15, David, ainda em Brasília, terá uma reunião com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
Fotos: Ricardo Stuckert e Carolina Antunes