MANAUS – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou na tarde desta terça-feira (30), que vai realizar o processo licitatório da BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho) ainda este ano e que planeja iniciar a pavimentação da estrada em 2020. A declaração foi dada em reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e com o deputado federal Delegado Pablo (PSL).
Segundo o ministro, a obra é classificada como prioritária para o governo de Jair Bolsonaro (PSL).
“Tratamos aqui da BR-319, que é uma prioridade estabelecida pelo presidente da República (Jair Bolsonaro) e reafirmada aqui por nós. Nós recebemos essa missão do presidente Bolsonaro, e o quê que nós vamos fazer? Estamos trabalhando na atualização do projeto, esse projeto deve ser atualizado até o final de setembro e a nossa ideia é fazer a licitação ainda esse ano. Ano que vem nós queremos iniciar a obra da BR-319”, disse o ministro em vídeo em que aparece ao lado de Pablo.
“Vamos dar toda prioridade para que a gente chegue ao final do mandato do presidente com essa BR pavimentada, unindo então o estado do Amazonas ao resto do país. Essa conectividade é fundamental para nós”, completou o ministro.
O governador do Amazonas, Wilson Lima afirmou que em agosto o ministro da Infraestrutura irá percorrer a BR-319.
“Já temos o compromisso do ministro de que no final do mês de agosto iremos percorrer a BR-319 e que, em setembro, o Ministério da Infraestrutura já deverá ter um desenho para realizar um processo licitatório para a pavimentação do primeiro trecho da BR-319, no município do Careiro da Várzea, para que a gente possa ganhar tempo e já adiantar a obra. A expectativa é que na metade do ano que vem essas obras estejam efetivamente acontecendo nesse trecho, que já está licenciado e já tem todas as licenças ambientais”, disse o governador.
Porto
Na mesma reunião, foi assinado um convênio entre o Ministério da Infraestrutura e Governo do Amazonas transferindo à administração dos portos de Manaus para o Executivo Estadual.
“Tivemos aqui reunidos no dia de hoje, e definimos alguns movimentos muito importantes para a infraestrutura do estado. Primeiro, o convênio para a delegação do Porto de Manaus para o estado do Amazonas. Tenho certeza que isso vai melhorar bastante a gestão e o equipamento vai poder ser melhor utilizado e atender melhor os interesses dos usuários”, declarou o ministro.
Para Pablo, a pavimentação da BR-319 é “uma pauta de interesse de todos” que vivem no Amazonas.
“Eu só tenho a agradecer em nome do povo amazonense, essa é uma pauta de interesse de todos. Cada um que vive no Amazonas quer a BR-319, quer que ela saia do papel, que ela aconteça como realidade, e é importante também essa notícia do Porto de Manaus, transferindo a responsabilidade para o governo do Estado, a gente espera a revitalização de toda região portuária de Manaus, que hoje não está nas melhores condições, e a gente acredita que vai melhorar bastante”, disse o parlamentar.
No dia 25 deste mês, durante visita à capital amazonense, Bolsonaro prometeu concluir o asfaltamento da BR-319.
“Nós estamos dando sinalização concreta que vamos buscar atendê-los porque há interesse nacional nisso. Há espaços onde as licenças ambientais já estão concedidas, e as obras começam agora”, disse Bolsonaro sem definir data.