MANAUS – O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que decola nesta quinta-feira, 30, para Manaus, um avião com respiradores, EPIs (equipamentos de proteção individual) e médicos especializados.
“A primeira estratégia que discutimos foi a estratégia para Manaus. Então nós reunimos com os secretários do Estado e do Município na sexta, sábado e domingo, e trabalhamos em cima dos boletins e estratégias do MS. O plano para ações em Manaus foi apresentado no início da semana ao ministro (Teich) e ele já me deu o ok para iniciar as ações. Amanhã decola para Manaus um avião levando respiradores, EPIs e outros materiais que a gente conseguiu juntar”, disse Pazuello.
A declaração foi dada na tarde desta quarta-feira, 29, durante videoconferência no Senado que discutiu as estratégias do Ministério da Saúde para o combate à pandemia de coronavírus no Brasil.
A informação do secretário foi em resposta ao senador Eduardo Braga (MDB), que antes, na conferência, havia cobrado mais ajuda ao Amazonas.
Durante a audiência, Pazuello disse ainda que o Ministério da Saúde enviará ainda esta semana a primeira equipe médica.
“Estamos também mandando para Manaus, inicialmente, a primeira equipe de médicos ainda esta semana. Vou enviar também uma equipe do COE (Centro de Operações de Emergência) para ser uma ligação direta nesse momento na cidade que está com a maior calamidade”, declarou o secretário-executivo.
O ministro da Saúde, Nelson Teich, declarou na audiência que o estado do Amazonas é “prioridade absoluta” para o governo federal.
Casos de Covid-19
O Amazonas registrou mais 464 casos de Covid-19, nesta quarta-feira (29), totalizando 4.801 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
Nas últimas 24 horas também foram confirmados mais 29 óbitos pela doença, elevando para 380 o total de mortes.
O que uma reportagem em cadeia nacional não resolver numa segunda-feira, não sei mais o que resolve.