MANAUS – O ministro da Saúde, Nelson Teich, chega a Manaus neste domingo, 3, acompanhado do secretário executivo do MS, general Eduardo Pazuello. A pasta enviará ao Amazonas o reforço de 267 profissionais de saúde.
O pedido, de acordo com matéria divulgada pela Secom (Secretaria de Comunicação), foi feito pelo governador Wilson Lima por meio de ofícios e reuniões com a equipe do ministério.
O Ministério da Saúde também encaminhou 244 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 25 respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de UTI, e 20 respiradores de transporte, destinados a cuidados intermediários e transferências hospitalares.
“Essa ajuda chega em muito boa hora e o Estado do Amazonas é muito grato pelo reforço que estamos recebendo do ministério”, afirmou Wilson que, na tarde deste domingo, se reúne com o ministro Teich e sua equipe na sede do Governo.
No dia 28 de abril, em videoconferência com o ministro, o governador e a secretária de Saúde, Simone Papaiz, conversaram sobre as dificuldades do Governo do Estado em enfrentar a pandemia, diante do número crescente de casos.
“Nossas principais necessidades são aquelas já apresentadas aqui, sobretudo a questão dos respiradores. Temos tido reuniões constantes com o Ministério da Saúde para podermos avançar nesses itens. Ontem conversei com o general Pazuello, que me falou do plano que está sendo construído para o Amazonas para que possamos combater o coronavírus”, destacou Wilson Lima durante a videoconferência do dia 28 de abril.
Na ocasião, o general Eduardo Pazuello solicitou aos Estados a elaboração de planos de contingência, e destacou que o Amazonas é o Estado mais adiantado nesse sentido.
“Mapear informações é fundamental para fazermos o planejamento mais adequado para cada lugar, e o Amazonas hoje é o Estado em que temos o plano de ação mais pronto e desenhado. Por isso já temos algumas medidas para passar para vocês”, afirmou o secretário executivo sobre o apoio que já está chegando ao Amazonas.