MANAUS – Levantamento da Folha de São Paulo aponta que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19.
Segundo o jornal, os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. De acordo com os números que a Folha divulgou, no Amazonas, 593 doses foram aplicadas fora da validade.
“Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros”, informou o jornal. Lei a matéria na íntegra clicando aqui.
De acordo com a Folha, a maioria das doses aplicadas depois da validade é do lote 4120Z005, que venceu no dia 14 de abril.
Os outros lotes da AstraZeneca que tiveram doses aplicadas no país são: 4120Z001 (Vencimento em 29 de março), 4120Z004 (Vencimento em 13 de abril), CTMAV501 (Vencimento em 30 de abril), CTMAV505 (Vencimento em 31 de maio), CTMAV506 (Vencimento em 31 de maio), CTMAV520 (Vencimento em 31 de maio) e 4120Z25 (Vencimento em 4 de junho).
Veja se você foi vacinado com doses de um desses lotes e se a aplicação ocorreu após o vencimento. O veículo orienta que caso tenha ocorrido, a pessoa deve procurar orientação no local onde foi aplicada a vacina.
A AstraZeneca é a vacina mais aplicada no Brasil. Segundo a Folha, esses oito lotes correspondem a 3,9 milhões de doses – 3,7 milhões foram aplicadas dentro do prazo de validade.
Dentro desses oito lotes, 139,9 mil doses venceram, e 25,9 mil dessas foram aplicadas fora da validade; e 113,9 mil doses dos referidos lotes ainda não tinham sido ministradas até 19 de junho.
Segundo os números da matéria da Folha, das 593 doses aplicadas nessas circunstância no Amazonas, 86 foram em Manaus.
Veja abaixo o local da aplicação das doses no Amazonas:
Outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) informou que não há registro de aplicação de doses da vacina AstraZeneca na cidade fora da validade e que vai apurar possível erro de informação no sistema do Ministério da Saúde.
Leia abaixo a nota:
Em relação à reportagem da “Folha de S. Paulo” sobre o suposto uso de vacinas vencidas no país, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) informa que, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, não houve registro de lotes vencidos na Divisão de Imunização do Município (Divim), nem a aplicação de qualquer dose fora do prazo de validade.
A secretaria esclarece que todos os lotes recebidos são devidamente registrados nos sistemas de informação, onde também são cadastrados os dados do vacinado, local e hora da aplicação da dose, além dos dados do vacinador. As informações são repassadas ao Ministério da Saúde, para monitoramento e transparência do processo de vacinação. A Semsa vai apurar, junto ao DataSus, a possibilidade de erros nos registros no sistema do Ministério da Saúde.
A Semsa orienta que, em caso de dúvidas, os usuários podem abrir manifestação junto à Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do telefone 0800-092-1603 e 98842-6835, exclusivo para mensagens de WhatsApp.
+Comentadas 1