MANAUS – O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou nesta quarta-feira (26) a lista das escolas do Amazonas selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militar do governo federal. Todas as três escolhidas ficam em Manaus.
Constam na lista divulgada por ele nas redes sociais as escolas estaduais Professor Nelson Alves Barbosa ( Betânia, zona sul), Professora Tereza Siqueira Tupinambá (Cidade Nova, zona norte) e Professor Reinaldo Thompson (Coroado, zona leste).
“Lembrando que a possibilidade de existência ou não foi de responsabilidade de inscrição dos governadores e prefeituras”, escreveu o presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (27), ao compartilhar a lista em uma rede social.
Ao todo, são 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. Os estados que mais terão escolas cívico-militares são Rio Grande do Sul e Pará, ambos com cinco escolas.
A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto.
Conforme a Agência Brasil, policiais e bombeiros militares foram capacitados para trabalhar nas escolas. Na primeira rodada de capacitação, realizada em dezembro, em Brasília, o trabalho envolveu diretores e coordenadores de escolas, além de representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação que vão atuar como multiplicadores. A segunda rodada ocorreu neste mês, em Porto Alegre (RS). Foram capacitados 54 oficiais da reserva e da ativa das polícias e bombeiros militares e 17 profissionais das secretarias de Educação.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares vão participar da gestão educacional das instituições. O MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.
Foto: Raphael Alves/TJ-AM