MANAUS – O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pretende eleger até 120 vereadores no interior do Amazonas nas próximas eleições municipais. Hoje a sigla tem 89 parlamentares em Câmaras Municipais, metade deles ingressou pela janela partidária deste ano.
A meta foi anunciada pelo presidente estadual do partido, senador Eduardo Braga, em live com vereadores, na manhã desta sexta-feira (12). Aos correligionários, ele garantiu que, apesar da pandemia, o pleito municipal está mantido para este ano.
Sem citar nomes das cidades ou quantidades, Braga disse que o MDB está trabalhando para lançar candidaturas próprias a prefeituras em diversos municípios. “Estou bastante confiante que, este ano, vamos ultrapassar a barreira dos 100 representantes nas Câmaras de Vereadores. E vamos nos empenhar bastante para que nossos prefeitos e vereadores sejam empossados no dia 1º de janeiro de 2021”, declarou.
De acordo com Braga, em Brasília, há um entendimento do Legislativo e do Judiciário para que até o dia 30 de junho, seja definida a data eleição municipal. “Vamos saber se, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mantém o dia 4 de outubro, ou se será adiada para o dia 1º ou 15 de novembro. Precisamos tratar essa questão com bastante equilíbrio. Portanto, até o dia 30 deste mês, tudo isso será definido”, informou.
A live teve a participação do secretário-geral do MDB no Amazonas, Miguel Capobiango, que abriu o encontro. Ele lembrou que o processo eleitoral está exigindo um esforço grande nas redes sociais por conta da pandemia. “Espero que todos se adequem ao processo o mais rápido e temos cursos da Fundação Uilisses Guimarães (FUG) para auxiliá-los. Vamos aprender juntos a fazer novas convenções e compartilhar o máximo de ideias”, disse.
O encontro virtual também contou com a participação do vereador Gedeão Amorim, da capital amazonense, e dos vereadores emedebistas de Itacoatiara, Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Beruri, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga e Tapauá.