Por Lúcio Pinheiro |
Em conversa na segunda-feira (22) com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília, o pré-candidato a prefeito de Manaus pelo PT, Marcelo Ramos, defendeu que o PSB no Amazonas deveria apoiar a sua pré-candidatura, do campo progressista, e não a pré-candidatura de Roberto Cidade (União Brasil), que para ele está no campo bolsonarista.
Marcelo disse que antes de fazer essa defesa junto a Carlos Siqueira comunicou os dirigentes do PSB no Amazonas (Serafim Corrêa e Marcelo Serafim) sobre o seu movimento.
“Tive uma conversa com ele (Carlos Siqueira), que antes de tê-la comuniquei ao Serafim (secretário de Estado) e ao Marcelo Serafim (vereador), pelo respeito por eles, pelo respeito que tenho à direção local do partido. Mas a minha conversa foi no sentido de mostrar que o lugar do PSB, que é um partido progressista, que faz parte da base do governo do presidente Lula, é na candidatura do campo progressista, e não na candidatura do campo do Bolsonaro”, disse Marcelo Ramos à reportagem do ESTADO POLÍTICO.
O PSB no Amazonas integra o governo de Wilson Lima (União Brasil). O presidente de honra do partido, Serafim Corrêa, é secretário estadual de Ciência e Tecnologia.
Nas eleições deste ano, o governador decidiu lançar o deputado estadual Roberto Cidade como pré-candidato a prefeito de Manaus. Por consequência, o palanque montado por Wilson conta com o apoio do PSB.
Nas eleições de 2022, quando disputou a reeleição, Wilson contou com o apoio de Jair Bolsonaro, que também tentava se reeleger.
Para Marcelo Ramos, o palanque que Wilson monta para Roberto Cidade em Manaus ainda serve ao projeto de poder bolsonarista para a capital do Amazonas.
“Não há dúvida de que a candidatura do governador é uma candidatura para fortalecer o projeto do Bolsonaro. E não acho que seja correto o PSB se prestar a isso. Respeito muito as decisões do partido local e vou seguir conversando para mostrar isso”, completou Marcelo Ramos.
Wilson se movimenta
Um dia depois de Carlos Siqueira conversar com Marcelo Ramos, Wilson também se reuniu com o dirigente nacional do PSB, em Brasília.
Registros do encontro foram publicados por Carlos Siqueira nas redes sociais. Um dos assuntos tratados na reunião foi a composição do palanque em Manaus.
O movimento de Marcelo Ramos e Wilson junto o PSB nacional ocorre na mesma semana em que vereadores do partido em Manaus também estão em Brasília, entre eles o presidente estadual do PSB-Amazonas, Marcelo Serafim.
Ao ESTADO POLÍTICO, Marcelo Serafim afirmou que o PSB seguirá no palanque de Roberto Cidade.
A reportagem fez contato com Serafim Corrêa. O texto será atualizado em caso de retorno.