MANAUS – Na capital amazonense, o ato que pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro pelas ações do governo dele durante a pandemia de Covid-19 foi realizado na Praça da Saudade, no Centro.
A mobilização reuniu pelo menos duas mil pessoas, segundo organizadores, entre militantes de partidos de esquerda, movimentos sociais, trabalhadores e estudantes. A manifestação lotou a praça na tarde deste sábado (3).
Em um dos momentos, houve uma homenagem aos mais de 500 mil mortos pela Covid-19.
“Em Manaus foi um ato lindo, marcado pela irreverência, mas também por muita emoção no momento em que prestamos homenagem às vítimas da COVID-19 no Brasil e Amazonas”, escreveu Yann Evanovick, do PCdoB, um dos organizadores, nas redes sociais.
O deputado federal José Ricardo (PT) participou do protesto e discursou. “Hoje participei da manifestação em apoio à luta do povo do Amazonas por vacinas, comida na mesa das famílias, em favor da educação, contra a privatização da Eletrobras e contra a corrupção do Governo Federal na compra de vacinas. A população não aguenta mais tantas perdas e retrocessos. É preciso mudança, já!”, escreveu ele nas redes sociais, listando outras demandas da manifestação.
Este foi o terceiro protesto massivo contra Bolsonaro em menos de 40 dias, realizado simultaneamente em todo o Brasil. O ato de sábado estava marcado para acontecer no dia 24, mas foi antecipado em razão das denúncias de corrupção na compra de vacinas (caso Covaxin e negociações via “cambistas” para compra de AstraZeneca com cobrança de propina).
Fotos: Bianey Rodrigues/Facebook
+Comentadas 3