MANAUS – A capital amazonense, que começou a vacinar nesta sexta-feira (29) idosos contra a Covid-19, tem cinco locais para a vacinação.
Os pontos de vacinação foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo.
Confira a lista de endereços:
⦁ Shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste)
⦁ Complexo de Exames do Detran (Zona Norte)
⦁ Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste)
⦁ Balneário do Sesc (Zona Oeste)
⦁ Estacionamento da Universidade Paulista – Unip (Zona Sul)
Na manhã desta sexta, a maioria das pessoas está se concentrando na Unip, o que está gerando uma fila grande de carros, enquanto outros locais, como o Shopping Philipe Daou e Complexo de Exames do Detran, estão praticamente vazios.
Fotos: Valdo Leão/Semcom
A vacinação acontece no horário de 9h às 16h.
Reprodução
Doses e calendário
Para esta etapa da imunização, foi destinado um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.
Como, para este último grupo (70-74 anos), o número de doses foi limitado pelo Ministério da Saúde, o critério para vacinação será o da condição física dos usuários. Neste primeiro momento, os idosos entre 70 e 74 anos que poderão receber a vacina serão os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, os idosos precisam apresentar laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.
O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29/1 e 3/2, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4/2 e 9/2, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10/2 a 15/2), será a vez do público entre 70 e 74 anos.
Dentro dessa programação, os idosos contemplados no público-alvo podem buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira (29/2); os entre março e abril, no sábado (30/1); os entre maio e junho, no domingo (31/1); os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira (1/2); os entre setembro e outubro, na terça (2/2); e os entre novembro e dezembro, na quarta (3/2).
Fotos: Valdo Leão/Semcom