Da Redação |
Manaus tem 3.293 mil crianças menores de um ano com ciclo vacinal da Pentavalente e da Poliomielite incompleto. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Manaus na terça-feira (21).
A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, faz um alerta aos pais e responsáveis de que as crianças devem ser levadas para completar o ciclo vacinal da Pentavalente e Poliomielite ainda no primeiro ano de vida. A primeira dose deve ser recebida aos 2 meses de idade, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses, conforme preconizado no Calendário Nacional de Vacinação.
“É importante que os pais fiquem atentos ao cartão de vacina dos seus filhos, pois no documento está marcada a data em que eles precisam voltar à sala de imunização. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que é direito da criança ter saúde, e os pais precisam ter essa responsabilidade de vacinar seus filhos”, disse.
A secretaria estima que 9.943 crianças completarão 1 ano de idade no 2º quadrimestre de 2022 e, dessas, 6.650 receberam as três doses das vacinas Pentavalente e Poliomielite até o dia 12, o que representa 66,88% das crianças cadastradas.
“A vacinação das crianças manauaras é um indicador que comprova que elas estão protegidas e seguras contra diversas doenças, por isso precisamos dar atenção aos números. Atualmente há cerca de 3,3 mil crianças menores de 1 ano, cadastradas na APS, com a imunização atrasada, e precisamos do apoio de toda a população para reverter esse cenário”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), 9.943 crianças completarão 1 ano de idade no 2º quadrimestre de 2022 e, dessas, 6.650 receberam as três doses das vacinas Pentavalente e Poliomielite até o dia 12, o que representa 66,88% das crianças cadastradas.
A meta é que 95% do público-alvo de 9,9 mil crianças receba as vacinas,