Da Redação |
A Prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira (19) a construção de 10 restaurantes populares.
As unidades serão construídas com recurso de emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna (UB).
O parlamentar participou do anúncio ao lado do prefeito David Almeida (Avante), realizado na zona Leste de Manaus.
Na ocasião, David inaugurou a primeira das 10 unidades, chamadas de “Prato do Povo”.
A prefeitura informou que a construção dos restaurantes integra o programa “Manaus sem Fome”.
No evento, David ressaltou o apoio que sua gestão tem recebido de Saullo e dos demais membros da bancada federal, em diferentes áreas.
“Isso aqui só está sendo possível. Nós só vamos poder alimentar mil pessoas diariamente, aqui neste lugar, graças ao trabalho de deputado”, afirmou o prefeito. “A bancada federal estendeu a mão para o povo da cidade”, completou.
Para o deputado, a destinação de emendas para Manaus é uma retribuição à população que confiou a ele um mandato de deputado estadual e, em 2022, uma cadeira na Câmara dos Deputados.
“Tudo que a gente faz é para ajudar a população”, disse o deputado.
Em seu discurso, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Eduardo Lucas, disse que o “Manaus sem Fome” é o maior programa de enfrentamento e combate a fome da cidade.
“Nesses restaurantes serão servidas mil refeições (por unidade), diariamente, a zero centavos, gratuitamente, para matar a fome do povo da zona Leste”, afirmou o secretário.
Com a inauguração desta terça-feira, Manaus passa a contar com dois restaurantes populares administrados pela prefeitura.
Brasil sem fome
Em novembro deste ano, o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MSD), Wellington Dias, o governador Wilson Lima (UB), e o prefeito de Manaus firmaram um compromisso para tirar o Estado e a capital do mapa da fome.
Em setembro de 2022, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (Vigisan) mostrou que 26% da população do Amazonas passava fome. Outros 44,5% experimentavam algum tipo de insegurança alimentar.
O Amazonas tem uma população de 3,9 milhões, 2 milhões vivendo em Manaus.