Da Redação |
Os candidatos a prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) participaram na quarta-feira (9) do primeiro debate do segundo turno.
Promovido pela TV Norte (SBT), o debate foi marcado pelo confronto de propostas e troca de acusações sobre falta de competência e corrupção.
Mas os candidatos iniciaram o debate discutindo a relação que teriam com o governo federal em um eventual governo.
Alberto Neto afirmou que foi vice-líder no governo de Jair Bolsonaro (PL) e agora, como oposição da gestão Lula (PT), tem lei que inspirou programa do governo petista.
Para Alberto Neto, essa experiência lhe deu habilidade suficiente para ter uma relação institucional com o governo federal que pode ajudar Manaus.
“Não importa [o lado], quando você tem competência, projeto bem definido, de acordo com o manual de cada ministério, com as diretrizes, você vai buscar recurso com o governo federal. Eu sei fazer isso. Fui vice-líder do governo e a gente ajudava, não olhava se era esquerda ou direita”, disse Alberto Neto.
O tema gerou o primeiro embate entre os dois candidatos. Isso porque David aproveitou a fala do adversário para criticar a atuação dele como vice-líder do governo Bolsonaro.
Segundo David, mesmo em uma posição privilegiada junto a Bolsonaro, Alberto Neto não articulou nenhum investimento para Manaus. Nem mesmo emendas parlamentares.
“O senhor não mandou um centavo para Manaus como deputado líder do governo Bolsonaro. O senhor está deputado há 6 anos, já teve quatrocentos milhões de reais disponíveis para ajudar a cidade de Manaus. O senhor mandou dinheiro para Brasília, para São Paulo e para o Paraná. E o senhor não mandou nada para Manaus”, disparou David.
A relação dos candidatos com Bolsonaro e Lula foi um tema que permeou todo o debate.
A estratégia de Alberto Neto foi a de enfatizar sempre a relação de David com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que são os principais aliados de Lula no Amazonas.
“Você é do time do Omar Aziz, do Braga, que são líderes do Lula”, disse Alberto Neto.
Já David repetiu ao longo do debate a crítica sobre a falta de capacidade do adversário em ajudar Manaus ao longo dos 6 anos de mandato em Brasília, mesmo sendo vice-líder de um presidente da República.
“Diferente de você, a minha ideologia é Manaus. Eu procurei Bolsonaro para ajudar Manaus e você não deixou. Eu procurei o Lula para ajudar Manaus e ele está ajudando. E assim eu vou continuar”, disse David.
Alberto Neto disse que David não recebeu ajuda do governo Bolsonaro por não apresentar projetos e pelos casos de corrupção que teriam marcado a gestão. E chamou o prefeito de Manaus de oportunista.
“Você é um oportunista. Bolsonaro te chama de biruta, para onde o vento tá, você vai. Quando Bolsonaro era presidente, você estava com Bolsonaro. Como ele não é mais presidente, agora você está com Lula. Porque você é um oportunista”, afirmou Alberto Neto.
Votação
David Almeida passou para o segundo turno com a maior votação entre os 7 candidatos: 354,5 mil votos (32,16% dos votos válidos).
Já Alberto Neto garantiu a outra vaga na disputa de segundo turno com 275 mil votos (24,94% dos votos válidos).
Os eleitores de Manaus vão às urnas no próximo dia 27 de outubro para decidir qual dos dois será o prefeito de Manaus.