Da Redação |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou, na quarta-feira, 2, que a capital amazonense tem o melhor desempenho entre as capitais no Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde.
O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos à população pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Quanto maior a pontuação, maior o repasse do Ministério da Saúde ao município.
Segundo a Prefeitura de Manaus, o município está com 81% de pontuação, desempenho que supera os das cidades como Palmas (TO), Curitiba (PR), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ).
“Hoje Manaus é a cidade que tem os melhores índices, nós conseguimos aumentá-los e isso é motivo de comemoração”, declarou o prefeito.
De acordo com a Semsa, Manaus alcançou no primeiro quadrimestre de 2021 o índice de 54%, subindo para 64% no segundo, encerrando o exercício com 81%.
Indicadores
O Previne Brasil avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas. Manaus teve desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes com ao menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; na proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; na proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
Os indicadores relativos ao percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada também apresentaram resultados crescentes na capital.
Os indicadores do Previne Brasil incluem ainda cobertura de exame citopatológico e cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente.