MANAUS – A Prefeitura de Manaus dará início, nesta quarta-feira, 26, à vacinação contra a Covid-19 de crianças com 10 anos. A informação foi divulgada pelo prefeito David Almeida (Avante) na tarde desta terça-feira, 25.
“Eu quero anunciar e conclamar os pais para a vacinação, amanhã, de crianças a partir de 10 anos, sem comorbidades. Todas as crianças a partir de dez anos, amanhã, você pai, tio, tia, avô, leve sua criança para ser vacinada em um dos pontos de vacinação”, disse David no vídeo.
O prefeito testou positivo para Covid-19 no sábado, 22, e cumpre quarentena em casa.
Locais
Os quatro pontos de vacinação para o atendimento do público infantil foram especialmente montados pela Semsa, considerando as orientações de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a exclusividade de aplicação da vacina contra a Covid-19 no local e a obrigatoriedade de permanência da criança durante 20 minutos após a aplicação da dose.
O funcionamento do Parque Cidade da Criança, do Clube do Trabalhador – Sesi, e do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou é das 9h às 16h, e o do Shopping Manaus Via Norte é das 10h às 16h.
Documentos
Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, sendo necessário apresentar três documentos: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.
Para as crianças com comorbidades, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo médico que comprove condições consideradas pelo MS como prioridade para a vacinação. A lista pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link bit.ly/vacinacovid-criancas. Para os que têm deficiência, não há exigência de comprovação desta condição.
A Semsa orienta que a criança não tenha recebido nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e que não esteja com qualquer doença na fase aguda (gripada, por exemplo).