MANAUS – Uma densa nuvem de fumaça voltou a cobrir Manaus entre a noite de terça-feira, 10, e a manhã desta quarta-feira, 11. De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar em grande parte da capital amazonense estava em nível considerado péssimo.
Segundo o Sistema, bairros como Colônia Terra Nova, São Jorge, Adrianópolis, Aparecida, Morro da Liberdade, Aleixo, Zumbi, Distrito Industrial, entre outros, estão com um nível de poluição do ar que ultrapassa os 160 MP2,5 (ug/m3), o que representa uma situação crítica do ar.
A analista de Comunicação, Anne Gabrielly Monteiro da Silva, 36, contou que mora no bairro São Lázaro e trabalha no Distrito Industrial e que voltou, essa semana, a utilizar máscaras descartáveis.
“Logo quando acordei senti o cheiro da fumaça dentro de casa. Quando saí de casa e fui vendo como estava o clima fiquei chocada porque é muita fumaça no ar, minha rua estava tomada pela fumaça, tive que usar máscara porque o cheiro estava muito forte, além do que consigo suportar. Essa semana voltei a comprar máscaras descartáveis para minha família porque o ar está totalmente insalubre. A fumaça afeta demais até nas minhas atividades, mesmo as simples, como subir uma escada, me sinto cansada e por mais cuidados que tenha de ter um umidificador de ar no quarto não é o suficiente”, relatou Anne.
Já Rosélia Vasques da Rocha, 54, empregada doméstica, que precisa pegar ônibus para chegar até a residência que trabalha na zona oeste de Manaus, contou da reclamação nas paradas de ônibus em razão da fumaça.
“Hoje fiquei pouco mais de 20 minutos na parada em frente ao Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste e a reclamação era de todos ali. É muito horrível, meus olhos começam a lagrimar, arder mesmo, por conta de tanta fumaça. Hoje foi o pior dia da semana, você pega ainda um ônibus cheio e percebe que está todo mundo incomodado com isso. Eu não estava usando máscara (descartável), mas depois dessa manhã vou voltar a usar”, descreveu.
Denise Coelho, advogada, contou que, mesmo fechando janelas e até mesmo basculantes de seu apartamento localizado no bairro Morada do Sol, o local ficou tomado por fumaça e a madrugada foi exaustiva para todos da residência.
“Desde o início da noite já estava com muita fumaça, tanto que encerramos o expediente do escritório mais cedo porque a fumaça estava dentro da sala, que fica em um prédio no 9º andar de um prédio na cidade, que fica numa das principais vias de Manaus. Quando cheguei em casa não tinha como deixar janelas abertas, até mesmo os basculantes dos banheiros tiveram que ser fechados, para tentar evitar que a fumaça entrasse. Eu crio cinco gatos e eles estavam passando muito mal e durante a madrugada foi péssimo, porque não sei se o ar-condicionado puxa o ar de fora, mas o fato é que os quartos estavam só fumaça. Isso me deu dor de cabeça a noite inteira, eu tenho uma pessoa idosa que mora comigo e ela passou muito mal, a pressão dela subiu, então a madrugada foi terrível e aí desde às 4 horas da manhã não conseguimos mais dormir. Pela parte da manhã suspendi a agenda de trabalho, mas vamos ter que enfrentar o resto do dia. Busquei na internet meios de diminuir ou prevenir o impacto desse cheiro na nossa saúde, mas são ferramentas mínimas, como o uso de máscara”, disse a advogada.
Nas redes sociais, na manhã desta quarta, internautas reclamam da situação na capiutal: