Da Redação |
O Programa Orçamento na Escola (Proesc) de 2022 destinará R$10,2 milhões a escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que gestores banquem, no dia a dia, pequenos reparos e atividades pedagógicas.
O valor foi divulgado nesta quarta-feira (29), pelo prefeito David Almeida (Avante), a gestores municipais, em evento no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e contou com a participação dos gestores municipais.
Criado no ano passado, o Proesc é uma solução encontrada para a gestão financeira das escolas municipais, que passam a ter autonomia para realizar pequenas manutenções nas unidades escolares, ou com atividades educacionais que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
“Eu estabeleço metas e cobro resultados. Manaus já tem a melhor saúde básica, a melhor economia, a melhor secretaria de empregos, a melhor Previdência do Brasil. Agora, temos como meta colocar a nossa cidade em destaque nacional como uma das melhores educação básica. Estamos realizando investimentos visando alcançar mais esse objetivo. Sabemos que a educação é a base da sociedade, então, a atual gestão da Prefeitura de Manaus não irá medir esforços para conseguir elevar os nossos índices”, enfatizou Almeida.
A verba do programa irá atender as mais de 500 unidades de ensino da rede municipal, que totalizam 266.562 mil alunos. O repasse para as instituições será de R$ 38,06 por estudante matriculado na escola.
O Proesc foi criado em 2021, na gestão do ex-secretário municipal de Educação Pauderney Avalino (União Brasil).