MANAUS – O avião monomotor prefixo PT-OBU que caiu na manhã desta segunda-feira (27) com seis pessoas ao tentar decolar do Aeroclube de Manaus tem capacidade apenas para três passageiros. A informação consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Conforme a consulta no RAB pelo prefixo da aeronave (veja aqui), trata-se um Cessna Aircraft R182, fabricado em 1979. O avião é de propriedade de Maria Bernadete Ronsani, dona de uma agência de viagens em Itaituba (PA), local de destino do voo.
O site entrou em contato com a agência de viagens Ronsani & Ronsani, por meio do telefone (93) 3541-XX10, mas não foi atendido até a publicação desta matéria.
O avião está com a situação de aeronavegabilidade normal. No entanto, está com status de “operação negada” para fazer táxi aéreo.
O ESTADO POLÍTICO pediu esclarecimentos da Anac. A agência explicou que, de uma forma geral, a quantidade informada de passageiros no RAB não inclui tripulação.
Dessa forma, a aeronave deveria ter, no máximo, cinco pessoas, sendo dois tripulantes (piloto e co-piloto) e três passageiros.
A investigação do acidente caberá ao Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), órgão regional pertencente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que abrange as informações em âmbito nacional.
O acidente
Conforme o Corpo de Bombeiros (CBMAM), o monomotor caiu no momento da decolagem, nas proximidades do Aeroclube de Manaus, Zona Centro-Sul de Manaus. Quatro adultos e duas crianças ficaram feridos e foram levados a unidades de saúde.
Os bombeiros informaram que a aeronave passou direto na pista enquanto realizava o procedimento de decolagem e caiu em um barranco no local. O avião tinha como destino o município de Itaituba, no Pará.
A corporação recebeu o chamado para fazer o resgate às 8h41.
A equipe do Batalhão de Bombeiros Especial do CBMAM realizou a retirada das vítimas da aeronave. Três viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) fizeram a remoção das vítimas e encaminharam às unidades de saúde.
*Matéria atualizada às 17h24 para a inclusão de informação da Anac