MANAUS – A Prefeitura de Manaus informou nesse fim de semana que a cidade alcançou 70% da população vacinável com esquema completo da imunização cobra a COVID-19. Isso equivale a 1.251.100 pessoas.
O percentual de cobertura vacinal se aproxima do 75% que o prefeito David Almeida (Avante) considera adequado para flexibilizar o uso de máscara na capital do Amazonas.
O avanço da vacina ocorre em paralelo à redução do número de óbitos em Manaus pela doença.
A prefeitura registrou 37 sepultamentos nos cemitérios da capital do Amazonas neste domingo, 14. Desses, apenas um foi declarado como causa a Covid-19.
O município divulgou também que 90% da população apta a receber a vacina já tomou a primeira dose. Isso equivale a 1.607.069 pessoas de 12 anos e mais que iniciaram o processo de proteção contra a doença.
A população vacinável da capital é estimada em 1.785.793 pessoas.
A campanha de vacinação iniciou em Manaus no dia 19 de janeiro.
Enquanto a prefeitura discute regras para flexibilizar o uso de máscaras em Manaus até 30 de novembro, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que não há previsão de suspensão da recomendação para uso de máscara de proteção respiratória no Amazonas como medida preventiva à Covid-19.
Foto: Camila Batista / Semsa