Da Redação |
O número de pessoas afetadas pela estiagem dos rios no Amazonas ultrapassou 500 mil, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira, 25.
Conforme os dados divulgados pelo governo estadual, o Amazonas possui 561.094 mil pessoas prejudicadas pela seca, até então.
Paralelamente à crise da seca, o estado enfrenta um aumento preocupante no número de queimadas. Dados apresentados no domingo, 22, pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostram que o estado do Amazonas superou o recorde histórico de focos de incêndio. O maior número de incêndios havia sido registrado em 2022, com 21.217 focos.
Segundo o Inpe, em setembro, até o domingo, o estado do Amazonas registrava 6.054 focos de incêndio, totalizando, de janeiro até agora 21.289 focos de incêndio.
Ajuda humanitária
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência para os 62 municípios amazonenses por conta dos efeitos da estiagem. No dia 5 de julho, ele já havia assinado o decreto de situação de emergência para 20 cidades e ampliou para mais 42, no dia 28 de agosto.
No âmbito da assistência humanitária, 1,8 mil toneladas de alimentos foram distribuídas para as regiões mais atingidas. Para atender as famílias afetadas, o governo também instalou 31 purificadores de água, sendo 8 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 450 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.
O Governo do Amazonas enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para municípios das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões; 37 cilindros de oxigênio foram enviados para Eirunepé, Canutama e Itamarati, além da instalação de uma usina de oxigênio em Envira. Foram enviados para o município de Ipixuna 10 cilindros de oxigênio; Também foram distribuídos medicamentos e insumos para diversos municípios, totalizando 7,6 mil volumes.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já realizou 414 embargos, totalizando 19.965,9116 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 136,2 milhões, 362 autos de infração e 58 termos de apreensão lavrados, além de 188 detenções realizadas.