MANAUS – Militante do PCdoB que se projetou na política local defendendo passe livre para estudante, Yann Evanovick comemorou o anúncio de que estudantes não pagarão passagem de ônibus em Manaus no ano que vem.
“Hoje foi anunciado que os estudantes da rede estadual e municipal de ensino de Manaus em 2022 não pagarão para andar de ônibus, caso seja consolidada essa é maior conquista das últimas décadas para a juventude da cidade de Manaus e não foi sem luta! Essa é uma luta de décadas e tenho orgulho de falar que depositei muitos anos da minha vida em favor dessa conquista”, escreveu Yan em mensagem enviada aos seus contatos no WhatsApp.
Neste domingo, 24, em evento ao lado do prefeito David Almeida (Avante), o governador Wilson Lima (PSC) prometeu que nenhum estudante pagará pela passagem do transporte coletivo em 2022 em Manaus.
“No ano letivo de 2022, nenhum aluno vai pagar transporte coletivo para ir para a escola, porque o Estado vai bancar a passagem do aluno. Porque a gente sabe o quanto as famílias foram penalizadas, principalmente aquelas de baixa renda. O acordo que a gente está firmando com a prefeitura é importante também para a mobilidade urbana”, disse Wilson.
O ESTADO POLÍTICO apurou que o governo vai bancar a passagem dos alunos da rede estadual, que são os que mais utilizam o transporte.
Quanto aos alunos da rede municipal, cabe à Prefeitura de Manaus decidir se fará o mesmo. Atualmente os estudantes pagam valor equivalente a 50% da passagem, que é de R$ 3,80.