MANAUS – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Manaus na noite desta terça-feira, 30. A viagem estava no radar desde meados do 1º semestre, mas não saía do papel.
Até aqui, está confirmado que Lula fará na quarta-feira, 31, uma visita à fábrica da Honda na Zona Franca de Manaus.
Segundo interlocutores, a visita à Honda tem caráter simbólico. Lula pretende sinalizar o que faria em seu governo para o modelo econômico, em contraponto com Jair Bolsonaro (PL), que em seu governo colocou em prática uma série de ataques que ameaçaram o Polo Industrial de Manaus.
Ainda pela manhã, Lula terá encontro com ambientalistas e indigenistas no Musa. Em entrevistas, debates e até mesmo na propaganda de rádio e TV, Lula tem feito gestos aos defensores do meio ambiente e críticas ao avanço do desmatamento na região amazônica.
À tarde, em hotel, Lula receberá lideranças políticas.
O comício aberto ao público será realizado no Espaço Via Torres e a expectativa, segundo os organizadores, é reunir de 25 mil a 30 mil pessoas.
Além de promover a própria candidatura, Lula tentará aumentar a popularidade de seus aliados. No Amazonas, o ex-presidente tem o senador Eduardo Braga, do MDB, como candidato ao governo e o senador Omar Aziz, do PSD, como candidato à reeleição ao Senado Federal.